Resenha: Moby Dick



Livros: Moby Dick
Autor: Herman Melville
Editora: Landmark (Kindle Unlimited)
Ano de lançamento: 1851
Término da Leitura: 25/09/2018
Avaliação: 🌟🌟🌟

RESUMO
Baseado em experiências pessoais e vários eventos relacionados a caça de baleias (principalmente o naufrágio do baleeiro Essex), Moby Dick começa contando a história de Ismael, um homem já com experiência em navegação, mas que nunca havia navegado em um navio baleeiro. Logo no inicio ele conhece Queequeg, um arpoeito polinésio considerado príncipe em seu país natal, que o leva até o Pequod, onde toda a história a história principal se passa. Já no navio conhecemos o restante da tripulação, que é formada por uma grande variedade de pessoas. Ahab, o capitão do navio (que só aparece depois da página 100), é um experiente marinheiro, que teve a perna decepada pela baleia que dá título ao livro. Devido a esse grave acidente e trauma vivido, o capitão fica obcecado, e acaba arrastando toda a tripulação para uma vingança.

OPINIÃO
Comecei a ler esse livro junto com o projeto de leitura conjunta da Tati Feltrin, lá no começo do ano. O começo me deixou bem interessada na história, principalmente na parte que da interação do Ismael e do Queequeg (a primeira cena deles juntos é hilária kkk). Mas a partir do ponto em que eles já estão no navio, achei que a história ficou muito maçante. Muitas descrições de coisas que, basicamente, não tinham necessidade para o desenvolvimento da história.

PRETENSÕES E RECOMENDAÇÕES
A pesar dos pesares, é um livro muito bem escrito, que mesmo sendo um romance, em alguns capítulos trás elementos do teatro, da poesia e até enciclopédicos (piores trechos). Recomento esse livro para leitores mais experientes ou que estejam preparados para histórias mais densas.

Comentários

Postagens mais visitadas